Psicoterapia em Grupo do Bengala Verde

A Psicoterapia em grupo do Bengala Verde Brasil começou no primeiro semestre de 2019 e acontece semestralmente, com grupos de no máximo dez pessoas. Essa terapia é direcionada para pessoas com baixa visão ou cegueira que desejam aceitar melhor sua condição e criar soluções criativas para lidar com a deficiência.

Durante as sessões, são abordados temas como o diagnóstico do paciente, como ele se sente tendo uma deficiência, como sua família lida com sua deficiência, como ele se sente nos ambientes sociais, quais são suas experiências no mercado de trabalho e no ambiente acadêmico, além das implicações da deficiência em sua sexualidade.

Utilizamos a abordagem terapêutica da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), que busca fazer com que as pessoas aceitem suas condições e, a partir disso, tenham uma escolha e ação comprometida com a mudança. A psicóloga Cecília Cabral de Vasconcelos (CRP 06/13542) é a mediadora principal destes grupos desde 2019, e atualmente, a psicóloga Tauane Sales (CRP 06/187401) faz parte do processo como coterapeuta.
As sessões são semanais, por vídeo e têm duração de uma hora e quinze minutos.
Se você se interessou por participar dos grupos de psicoterapia em grupo do Bengala Verde Brasil, fique atento às nossas mídias sociais que divulgam a abertura de novas turmas e, se desejar, se cadastre no formulário abaixo para entrar na lista de espera para a próxima turma.

Sobre a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)

A ACT propõe três pilares: aceitação, escolha e ação.

A partir da aceitação, espera-se que o indivíduo seja capaz de compreender os eventos privados como naturais à vida humana e tornar a resistência e o controle a eles incompatíveis.

À medida que o indivíduo passa a realizar escolhas baseadas no momento presente e coerentes com os valores e objetivos previamente estabelecidos, pode experienciar uma relação mais direta com o mundo e direcionar uma ação comprometida com a mudança.

Referências:
Costa,RS. Soares MRZ. Terapia de Aceitação e Compromisso: o sofrimento psicológico em um caso clínico.
Revista Psicologia: Teoria e Prática, 17(3), 19-27. São Paulo, SP, set.-dez. 2015
Hayes, S. C. Terapia de aceitação e compromisso: o processo e a prática da mudança consciente. 2. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2021.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Skip to content