A Bengala Verde é uma instituição sem fins lucrativos
A Bengala Verde Brasil é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2002, que tem como principal objetivo defender os interesses das pessoas com Baixa Visão. É formada por pessoas com Baixa Visão, seus familiares, amigos e entusiastas da causa. Todo o seu atual corpo diretivo trabalha de forma 100% voluntária.
Roseli Oliveira (Diretora Presidente)
Rodrigo Bueno (Diretor Vice-Presidente)
Cecília Vasconcellos (Diretora)
José Augusto Neves (Diretor Financeiro)
Profa. Dra. Juliana Sallum (Coordenadora do Comitê Científico)
A Bengala Verde
Como é muito difícil estabelecer um padrão que possa facilmente identificar as pessoas com Baixa Visão, o Grupo Retina SP, no final de 2014, iniciou no Brasil o movimento Bengala Verde, com três objetivos centrais:
O movimento deu tão certo e se espalhou tão rapidamente pelo país, que passou a dar nome à própria Associação, a qual desde junho de 2018 é reconhecida como ‘Bengala Verde Brasil’.
A cor verde foi escolhida como verde de esperança, de ver-de-novo, ver-de-outra-forma. Além do Brasil e da Argentina (precursora do movimento), a Bengala Verde também existe em outros países da América Latina como a Nicarágua, Colômbia, Paraguai, México, Equador, Bolívia, Costa Rica, Venezuela e Uruguai.
Nossa Missão
Nossa principal missão é a promoção da melhoria da qualidade de vida das pessoas com Baixa Visão, através da defesa de seus direitos, da inclusão social, do seu atendimento e assessoramento, bem como da promoção do desenvolvimento científico visando diagnóstico e tratamento das doenças causadoras da Baixa Visão.
Atualmente, nossos objetivos se desdobram em dois pilares essenciais:
Promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com Baixa Visão, através da conscientização da sociedade acerca da realidade e consequências da Baixa Visão, da inclusão social das pessoas com Baixa Visão, da melhoria da sua orientação e mobilidade, do apoio psicológico aos pacientes, do acesso a informação e tecnologias disponíveis, facilitação ao acesso a tratamentos e interação com a comunidade científica; e
Apoiar o desenvolvimento de pesquisas científicas que busquem diagnóstico e tratamentos relacionados às doenças causadoras da Baixa Visão; promover advocacy junto às autoridades competentes; bem como disseminar informações qualificadas à toda a comunidade de Baixa Visão.
No campo científico, muito ainda há que se fazer, principalmente em face aos recentes avanços da medicina, e o consequente surgimento de diagnósticos específicos e dos primeiros tratamentos para algumas doenças raras e ultrararas.
Grandes desafios à frente! Precisamos de ajuda.
Ainda temos muitos desafios pela frente, mas infelizmente ainda trabalhamos de forma quase heroica, com recursos financeiros escassos e muito pouca estrutura.
Contamos com seu apoio!
Origem do Movimento Bengala Verde
Criado pela professora Perla Mayo, em 1996, na Argentina, o MOVIMENTO BENGALA VERDE nasceu com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia por pessoas com BAIXA VISÃO, como reconhecer rostos, ler placas de sinalização, letreiros de ônibus, ou mesmo caminhar com segurança e autonomia plena.
A BENGALA é um instrumento de orientação e mobilidade, utilizado para auxiliar na locomoção de pessoas com deficiência visual. A cor VERDE, que remete à esperança, quer chamar a atenção sobre o Movimento, facilitando a identificação de pessoas com Baixa Visão.
Somos Também o Grupo Retina São Paulo
O Grupo Retina São Paulo foi fundado em outubro de 1999 com o objetivo de assessorar e informar pessoas com doenças da retina e seus familiares, bem como a promoção do desenvolvimento científico visando diagnóstico e tratamento das doenças causadoras da cegueira e baixa visão.
O Comitê Científico do Grupo Retina São Paulo conta com a coordenação da Profa. Dra. Juliana Maria Ferraz Sallum, médica oftalmologista, geneticista ocular e professora da Universidade Federal de São Paulo, e o apoio de uma equipe formada por profissionais especialistas em retina e genética.
Com base em dois pilares, um social: Bengala Verde Brasil, e outro científico: Grupo Retina São Paulo realizamos ações e eventos que atendem aos interesses tanto dos pacientes diagnosticados com doenças degenerativas da retina, como também, das pessoas diagnosticadas com baixa visão, que, em geral, enquadram-se em outros grupos de doenças que, não necessariamente, estão relacionadas à retina.
Sua ajuda é importante para mantermos esse trabalho ativo. Faça uma doação.
Nos ajude a manter esse importante trabalho de pesquisa, apoio e, acima de tudo, de inclusão social através das doações de bengalas verdes, alimentos e informação.
Banco Itaú
Agência: 0368
Conta Corrente: 61.347-7
GRUPO RETINA SÃO PAULO
CNPJ: 05.448.759/0001-55