Projeto Bengala Verde nas escolas

Este projeto tem como objetivo conscientizar sobre a Baixa Visão às escolas de ensino fundamental e médio por meio de uma apresentação lúdica e didática. O projeto pretende informar alunos e professores sobre os diferentes graus de visão existentes e sensibilizá-los para a convivência com pessoas com Baixa Visão. Além disso, visa treinar o corpo docente para identificar a Baixa Visão em sala de aula e apresentar recursos que possam ser utilizados para facilitar o ensino de alunos com Baixa Visão.

No mundo, existem 256 milhões de pessoas com deficiência visual, e dentre eles, 217 milhões são considerados pessoas com Baixa Visão. No Brasil, 6.056.654 de pessoas possuem Baixa Visão. Apesar da quantidade significativa de com Baixa Visão, a informação e o recurso para essa parcela da população são escassos.

O direito à educação é inalienável e universal, sendo também um direito que viabiliza a realização de outros direitos, pois ele prepara as pessoas, inclusive as portadoras de deficiência para o trabalho e para a obtenção de renda que lhes garantam viver com independência e dignidade. Ou seja, ambiente escolar é essencial para a formação de indivíduos e para o desenvolvimento da sociedade.

Entretanto, alunos com Baixa Visão muitas vezes são mal compreendidos e negligenciados, além de serem alvos de brincadeiras por seus colegas de classe. Isso pode ocorrer porque a comunidade em geral, inclusive a escolar, não conhece nem reconhece a deficiência visual. Esta situação muitas vezes leva à falsa convicção de que as pessoas com Baixa Visão possuem dificuldades de aprendizado, relacionamento e/ou déficit intelectual.

O Projeto Bengala Verde nas Escolas é um canal para levar conscientização, de forma simples, direta e efetiva às escolas e minimizar os problemas decorrentes da falta de informação. O projeto visa conscientizar que a Baixa Visão existe e o que ela representa na vida diária dessas pessoas. Além disso, o projeto pretende treinar professores e colaboradores de escolas públicas e privadas a identificar alunos com Baixa Visão e interagir de forma lúdica com os alunos para que entendam a deficiência e suas dificuldades práticas e acolham seus amigos com Baixa Visão prestando a eles auxílio sem discriminação.

O Projeto Bengala Verde nas Escolas começou nas escolas da Grande São Paulo e, depois de consolidado, poderá ser aplicado no estado de São Paulo e, por fim, multiplicado nos outros estados brasileiros. O projeto é destinado a escolas da rede pública e privada e seus alunos, professores, diretores e demais profissionais envolvidos no ambiente escolar. Juntos, podemos criar um ambiente escolar mais inclusivo e consciente!

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
Pular para o conteúdo